e-escola

Redesign do e-escola

Publicado em 20/12/2005 | Outros

O e-escola entrou, a partir do dia 20/12/2005, numa nova fase. Esta é a segunda versão do portal, com mudanças decididamente radicais e expressivas relativamente à 1ª versão (25 Junho de 2002), nomeadamente em termos de produção e gestão dos conteúdos, arquitectura da informação, interface, usabilidade e acessibilidade.

Todo o processo de redesign foi (e continua a ser) feito a pensar nos potenciais utilizadores (alunos do ensino secundário e superior) de forma a promover a aprendizagem, através da colaboração/participação de professores do ensino secundário e superior, especialistas em ciências da educação, visitas aos locais de ensino, e aplicação de várias técnicas de testes com utilizadores.

Os conteúdos vão ser progressivamente produzidos e adaptados a um modelo de aprendizagem que privilegia o utilizador/aluno como principal actor na construção do seu conhecimento, de acordo com os seus conhecimentos, ritmos e interesses. Como tal, os conteúdos do portal organizam-se em três momentos: Aprender, Explorar e Aplicar. O momento aprender inclui a descrição teórica dos conteúdos; explorar é o momento relativo à prática, demonstração e experimentação de actividades relacionadas com o tópico em questão, com sugestões para o aprofundamento dos conhecimentos e aprendizagens; e aplicar refere-se ao momento de avaliação dos conhecimentos e aprendizagens realizadas, a dois níveis: actividades directamente ligadas ao tópico em questão e actividades que impliquem a mobilização e transferência dos conhecimentos em diferentes situações ou de diferentes tópicos.

Existe ainda muito trabalho pela frente, mas esperamos contar com a participação de todos!

Autor: e-escola

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento