e-escola

Águas Turvas: aquecimento global e oceanos

Publicado em 29/10/2007 | Química

Quim_AguasTurvas

A edição de 22 de Outubro da revista Nature é acompanhada por uma notícia intitulada «Greenhouse-gas levels accelerating Link externo», que dá conta de uma aceleração no ritmo de emissão de CO2 para a atmosfera. Enquanto na década de 90 se verificou um aumento anual das emissões de cerca de 1.3%, o boom económico do século XXI - especialmente na China e na Índia - foi acompanhado por um boom equivalente nas emissões de gases de efeito de estufa, cerca de 3.3% ao ano a partir de 2000.

Pep Canadell, que lidera o Global Carbon Project e publicou um dos estudos analisados Link externo nesta notícia, sugere que os tanques de carbono Link externo da Terra, especialmente os oceânicos, já não funcionam tão eficientemente como em meados do século passado e, por isso, menos CO2 atmosférico é retirado do sistema:

«Há cinquenta anos, se emitíssemos 1 tonelada de CO2, os tanques [como os oceanos] removiam 600 quilogramas. Agora removem 550 kg e esta quantidade está a diminuir».

Outro dos artigos mencionados na notícia da Nature, publicado no Journal of Geophysical Research, reitera as afirmações de Canadell. Ute Schuster e Andrew Watson, da Universidade de East Anglia em Norwich, utilizaram dados recolhidos por instrumentos colocados em navios comerciais para concluir que, em algumas zonas do Atlântico Norte, a capacidade do oceano para remover CO2 diminuiu para menos de metade, desde meados dos anos 90.

A descoberta dos dois cientistas surge apenas três meses após outra equipa ter descrito que o mesmo se passa no Oceano Polar Antártico Link externo. Esta diminuição drástica na capacidade de absorção de CO2 nos oceanos sugere que nem o tratamento de emergência Link externo prescrito por James Lovelock para a «patologia do aquecimento global» será suficiente para reduzir os níveis de CO2 na atmosfera terrestre.

Consultar

Fonte: De Rerum Natura Link externo

Autor: Palmira Silva

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento