e-escola

IST participa na construção do laser mais potente do mundo

Publicado em 14/04/2008 | Física

Investigadores do Instituto Superior Técnico (IST) Link externo vão participar na construção do laser mais potente do mundo, designado de ELI - Extreme Light Infrastructure Link externo, aberto para utilização a investigadores europeus e internacionais.

O Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN) Link externo do IST é o interlocutor do projecto em Portugal, assumindo um papel particularmente relevante na fase preparatória do projecto.

Os investigadores do grupo de Lasers e Plasmas do IPFN coordenarão dois dos mais críticos “pacotes de trabalho” do projecto, num total de 12.

A concepção do ELI (Extreme Light Infrasctructure) visa proporcionar aos cientistas, engenheiros e médicos impulsos laser ultra-leves com 100.000 vezes a potência produzida por todas as instalações que fornecem electricidade à Terra.

O projecto pretende fornecer uma infra-estrutura que possibilite focar o laser em toda a sua potência, a intensidades ultra-relativistas, ou através da divisão em vários braços laser.

O grupo de investigadores do IPFN Link externo será também responsável por coordenar o Programa de Redes Internacionais e Comunicação, com o intuito de efectuar a agregação da comunidade “experts” em plasmas e fotónica, até às comunidades de nanotecnologias, biologia estrutural, astrofísica e física das partículas.

O Projecto Europeu tem um custo estimado de 400 milhões de euros e deverá estar operacional em 2013. Na totalidade, o trabalho preparatório é assegurado por 300 investigadores, de mais de 50 laboratórios de 13 países da União Europeia, sob coordenação científica do Laboratório de Óptica Aplicada.

Autor: e-escola

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento