e-escola

Tipos de energia

Publicado em 22/06/2009 

“A Conservação da Energia apenas pode ser compreendida se tivermos a fórmula para todas as suas formas.”

Richard Feynmann

Podemos encontrar vários tipos de energia, dos quais se destacam duas categorias associadas ao movimento: energia potencial (energia de posição) e energia cinética (energia do movimento), que somadas nos dão a energia mecânica.

Na categoria geral de energias do tipo potencial estão as energias que representam um potencial de interacção armazenado por via de uma determinada posição relativa. Estas energias podem ser libertadas e convertidas noutras formas de energia, alterando o estado do sistema. A energia potencial está associada a uma força restauradora (tende a puxar um objecto à sua posição inicial quando o objecto é deslocado).

Dentro desta categoria encontramos:

Na categoria geral de energias do tipo cinético estão todas as energias relacionadas com um estado de movimento. Estas energias estão associadas a uma velocidade e, naturalmente, também podem ser convertidas noutras formas de energia.

Fazem parte desta categoria:

Existem outras classificações de tipos de energia, como por exemplo, as energias obtidas a partir de combustíveis fósseis e as energias renováveis ou alternativas, que compreendem os tipos de energia com um período de vida muito grande (muito maior que o das energias convencionais), ou com um período de renovação muito pequeno, perto da ordem de grandeza do período de utilização, ou, por outras palavras, tipos de energia que sejam alternativa às energias convencionais, nomeadamente, aos combustíveis fósseis.

Sub-Temas e Tópicos

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento