e-escola

Dinâmica

Publicado em 11/05/2006 

Enquanto que com a cinemática aprendemos a descrever o movimento de um corpo, com a dinâmica aprendemos a perceber as causas desse movimento. Sabemos que a alteração de movimento de um corpo será sempre resultado de uma interacção entre ele próprio e os corpos que o rodeiam. Essa interacção é normalmente descrita como uma força aplicada ao corpo, seja única, seja a resultante de todas as forças exercidas pelo sistema que o rodeia.

Ora, o que é que acontece a um corpo que não esteja sujeito a forças? Newton resumiu elegantemente a resposta a esta pergunta na sua Primeira Lei (ou Lei da Inércia):

Primeira Lei de Newton: Um corpo livre move-se sempre com quantidade de movimento constante, i.e., sem aceleração (Newton foi o primeiro a notar que a quantidade de movimento é a quantidade que contém mais informação acerca da dinâmica de um sistema). Assim, ou se move com movimento uniforme rectilíneo (quantidade de movimento não nula) ou está parado (quantidade de movimento nula). Define-se como corpo livre um corpo que não esteja sujeito a nenhuma interacção, ou melhor, no qual a força resultante é nula. As duas restantes leis têm a ver com corpos não livres:

Segunda Lei de Newton: A força aplicada a um corpo é igual à variação da quantidade de movimento em ordem ao tempo.

Terceira Lei de Newton: Quando dois corpos interagem, a força sobre o primeiro é igual em módulo, mas de sentido inverso, à aplicada no segundo.

Nas próximas lições estudaremos melhor as implicações destas duas leis. Por enquanto basta dizer que a primeira implica um dos príncipios mais importantes da Física - o Princípio da Conservação do Movimento - e que a terceira também é conhecida como a Lei da Acção-Reacção. Estudaremos ainda o movimento circular, em que analisaremos a extensão natural do Princípio da Conservação do Movimento para este caso, e a dinâmica de um sistema de partículas, introduzindo o conceito de centro de massa.

Sub-Temas e Tópicos

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento