e-escola

Microbiologia

Publicado em 11/05/2006 

Bio_Micro_introd_microscopio_(e)

A Microbiologia é a Ciência que estuda os microrganismos, ou seja, os seres vivos de dimensões microscópicas que existem como células únicas ou como grupos de células. O seu nome tem origem em três vocábulos gregos, mikros (pequeno), bios (vida) e logos (ciência).

Os objectos de estudo da Microbiologia são as bactérias, os fungos, os protozoários e as microalgas; também estão incluidos os vírus assim como os viroides e os priões, ainda que não apresentem estrutura celular.

O objectivo do microbiólogo é entender o modo como os microrganismos funcionam e, com base nesta compreensão, encontrar formas de explorar os aspectos benéficos da sua actividade e evitar os seus aspectos negativos. Como estes objectivos têm vindo a ser alcançados, a Microbiologia tem desempenhado um papel fundamental na melhoria da nossa Saúde e do nosso Bem Estar.  Nas últimas décadas,  tem contribuído também, de uma forma decisiva, para o desenvolvimento da Biologia Molecular e da Genómica. Os microbiólogos estiveram envolvidos nos estudos relacionados com a elucidação do código genético e dos mecanismos moleculares que envolvem o DNA, o RNA, a síntese proteica. Os microrganismos foram o objecto dos estudos pioneiros sobre a regulação da expressão genética e o controlo da actividade enzimática. Foi também no campo da Microbiologia que se abriram as portas para o desenvolvimento da Tecnologia do DNA recombinado e da Engenharia Genética. A importância que a Microbiologia adquiriu ao longo do século XX traduziu-se no facto de que um terço dos Prémios Nobel na área da Fisiologia e Medicina atribuídos durante este século, o foram a cientistas que se dedicaram a sua actividade à resolução de problemas biológicos usando para tal microrganismos. Na última década, o papel desempenhado por microrganismos usados como modelos experimentais de investigação em Biologia foi fulcral, em particular, no arranque da nova área da Genómica, numa época em que se encontram disponíveis as sequências de nucleótidos de centenas de genomas microbianos.

Na estrutura deste portal de ensino dedicado à Biologia, os referidos aspectos de Engenharia Gneética e Genómica não serão tratados no tópico dedicado à Microbiologia mas num tópico próprio designado Engenharia Genética e Genómica, em que os exemplos apresentados, envolvem fundamentalmente, microrganismos. No tópico de Microbiologia do portal e-escola descreve-se o crescimento microbiano, em células em suspensão ou em biofilmes, caracterizam-se as suas diferentes fases e cinética, referem-se os vários parâmetros físicos e químicos que controlam a cinética de crescimento e a viabilidade celular. Apresentam-se também as técnicas microbiológicas básicas, pretendendo-se dar ao leitor uma ideia da importância de determinados microrganismos no Ambiente, em Biotecnologia, na Saúde e na Agricultura.

Sub-Temas e Tópicos

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento