e-escola

Tálio Básico

Publicado em 05/08/2008 

Reactividade

A reactividade do tálio é característica dos metais do grupo 13, os quais diferem significativamente do primeiro elemento deste grupo, o boro, que é um não-metal; distinguem-se do boro pela sua mais elevada reactividade a temperaturas moderadas e pela química dos seus catiões em água. Também é de notar a ausência, nos seus compostos, de hidretos voláteis, sendo o hidreto de tálio demasiado instável para ser isolado, e de compostos com vários átomos do elemento ligados entre si, ao contrário do boro.

O tálio pode assumir estados de oxidação 1 e 3, sendo, no entanto, este último muito desfavorecido, como se pode ver pelos respectivos potenciais redox.

  • Tl+ + e- → Tl (E0 = -0,336 V)
  • Tl3+ + 3e- → Tl (E0 = 1,26 V)

O tálio comporta-se como uma base moderadamente forte e geralmente encontra-se no estado Tl+ em solução aquosa, ao contrário dos outros elementos do grupo que passam facilmente ao estado de oxidação 3+. Reage com facilidade com o vapor de água formando o TlOH.

Os compostos de tálio têm um comportamento muito semelhante aos dos metais alcalinos, nomeadamente aos de sódio e potássio, o que, aliás, está muito ligado à sua toxicidade.

Exemplos de reacções
Reacção do tálio com o ar:

Este composto reage com o oxigénio do ar formando o óxido taloso.

2Tl (s) + ½ O2 (g) → Tl2O (s)

Reacção do tálio com a água:

O elemento reage com o vapor de água formando o hidróxido de tálio.

Tl (s) + 2H2O (g) → TlOH (s) + H3O+ (aq)

O Tl+ é muito mais estável que o Tl3+ em solução aquosa.

Como referido os compostos de Tl+ apresentam semelhanças com os dos metais alcalinos, deste modo, o TlOH é uma base forte extremamente solúvel.

Reacção do tálio com halogéneos:

Os trihalogenetos de tálio são pouco estáveis quando comparados com os dos restantes elementos do grupo 13. O triflureto de tálio (TlF3) hidrolisa em vez de formar hidratos:

TlF3 + 3H2O → Tl(OH)3 + 3 HF

TlCl3 e TlBr3 são obtidos de soluções aquosas como tetrahidratos estáveis como o TlCl3.4H2O que posteriormente são desidratados com SOCl2 produzindo então o composto anidro.

O composto TlI3 é obtido por evaporação de uma solução equimolar de TlI e I2 em solução concentrada de HI. Ao contrário do que seria de esperar este não é um composto de Tl3+ mas sim de  Tl+ sendo que o ião negativo não é o I- mas sim o I3-.

Os monohalogenetos de tálio são bastante mais estáveis que os trihalogenetos.

Os compostos TlCl, TlBr e TlI podem preparar-se por adição de um ião de halogéneo a soluções acidificadas de sais solúveis de tálio tais como o perclorato, sulfato e nitrato.

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento