e-escola

Equilíbrio de Oxidação-Redução

Publicado em 11/05/2006 

Historicamente os termos oxidação e redução estavam associados a processos químicos que implicavam o ganho ou perda de oxigénio, respectivamente, por parte de compostos químicos. Estes processos incluem, por exemplo, a combustão do carvão ou a reacção de um metal com o oxigénio (como o aparecimento de ferrugem numa peça de ferro).

A evolução destes conceitos fez com que, actualmente, eles possuam uma aplicação muito mais ampla, abrangendo reacções que não envolvem o oxigénio como oxidante. Desta forma, uma reacção de oxidação-redução (ou abreviadamente reacção redox) é uma reacção onde há troca de electrões entre espécies químicas.

Vejamos, por exemplo, o que acontecerá quando introduzimos uma placa de zinco numa solução de sulfato de cobre? Se se esperar algum tempo verifica-se que a placa de zinco vai perdendo zinco para a solução, depositando-se, sobre esta, cobre.

O processo global que ocorreu foi

Zn (s) + Cu2+ (aq) ↔ Zn2+ (aq)  +  Cu (s)

e constitui uma reacção redox. Este processo pode ser mais facilmente compreendido se o descrevermos pelas seguintes semi-reacções de  oxidaçãoGlossário e de reduçãoGlossário:

Zn (s)  ↔ Zn2+ (aq)  +  2e Semi-reacção de Oxidação
Cu2+ (aq) +  2e↔  Cu (s) Semi-reacção de Redução

Torna-se fácil compreender que o processo envolve a cedência de electrões por parte de um elemento, o que implica a aceitação dos mesmos electrões, por parte de outro, como se pode verificar no equilíbrio descrito. Assim, não se pode dizer que o processo global é de oxidação ou de redução, mas sim que se trata de um processo de oxidação-redução (ou processo redox).

No exemplo dado, o metal zinco (Zn (s)) oxida-se, uma vez que cede dois electrões ficando na forma de Zn2+ (aq), e é assim um agente redutorGlossário , reduzindo o ião cobre (Cu2+ (aq)) a cobre metálico (Cu (s)). A reacção redox global, descrita pela equação incial, apesar de não fazer intervir directamente electrões na sua escrita, descreve, na realidade, a transferência de electrões entre as duas espécies químicas.

Sub-Temas e Tópicos

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento