e-escola

Acerto de Equações Químicas Básico

Publicado em 20/12/2005 

Para o acerto de uma equação é necessário obedecer a determinados passos para que este seja realizado convenientemente.

Assim,

  1. Primeiramente é necessário identificar todos os reagentes e produtos da reacção em estudo escrevendo as suas fórmulas correctas no lado esquerdo e direito da equação química, respectivamente.
  2. Inicia-se então o acerto das equações arbitrando diferentes coeficientes que sejam adequados e que forneçam o mesmo número de átomos de cada elemento em cada membro da equação química. É necessário ter em atenção o facto de apenas se poder mudar os coeficientes que se encontram antes da fórmula, denominados coeficientes estequiométricosGlossário, mas não os índicesGlossário que se encontram no meio das fórmulas.
  3. Começando por observar os elementos que aparecem somente uma vez em cada membro da equação e que já apresentem igual número de átomos nos dois lados da equação, devemos verificar que os compostos em que estes aparecem têm de ter os mesmos coeficientes estequiométricosGlossário. Seguidamente, devemos observar os elementos que estão representados apenas uma vez em cada um dos membros da equação mas que apresentam um número de átomos diferente. Após o acerto destes elementos acerta-se finalmente os que aparecem mais do que uma vez no mesmo membro da equação.
  4. Por fim, verifica-se a equação acertada verificando se o número de átomos de cada tipo é igual nos dois lados da equação.

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento