e-escola

Titulações Ácido-Base Avançado

Publicado em 28/11/2005 

A titulação é um dos processos mais utilizados em química analítica quantitativa. É uma técnica volumétrica em que através da medição rigorosa de volumes é possível determinar a concentração de uma solução utilizando outra solução cuja concentração é conhecida (solução padrão).

Neste processo adiciona-se uma solução, que é colocada na bureta (titulante), à outra solução que se encontra no Erlenmeyer (titulado) ocorrendo entre as duas uma reacção ácido-base.

O ponto de equivalência da reacção é atingido quando o número de moles de iões H3O+ provenientes do ácido iguala o número de moles de iões OH- provenientes da base. Este ponto é determinado, na prática, pelo chamado, ponto final o qual é detectado, por exemplo, através da mudança de cor do indicador colorimétrico mais apropriado à referida titulação ou através da curva de titulação.

Exemplificando...

Durante uma titulação entre o ácido sulfúrico e o hidróxido de sódio, ter-se-á a seguinte reacção global:

H2SO4 (aq) + 2NaOH (aq) →  Na2SO4 + 2H2O (l)

De acordo com a definição indicada acima, se a solução de ácido se encontrar no Erlenmeyer e o NaOH na bureta, o primeiro será o titulado enquanto que o segundo será o titulante, independentemente de se conhecer previamente a concentração (ou título) da solução de NaOH ou de ácido.

No ponto de equivalência verifica-se, assumindo que as concentrações das duas soluções se encontram em molaridade:

([H2SO4]×VH2SO4)/1= ([NaOH]×VNaOH)/2

que corresponde à igualdade referida, ou seja, o número de moles de protões cedidos pelo ácido iguala o número de moles de iões hidroxilo fornecidos pela base, que irão produzir água.

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento