e-escola

Extensão das Reacções Químicas Avançado

Publicado em 28/11/2005 

É importante caracterizar as reacções químicas pela sua extensão. Quando efectuamos uma dada reacção química o intuito é sempre obter o máximo possível de produto; no entanto, a quantidade de produto que se obtém depende de muitos factores.

Quando os reagentes se encontram nas proporções estequimoétricas, uma reacção será completa se esgotar completamente os reagentes durante a reacção.

Nos casos em que os reagentes não estão em proporções estequiométricas a reacção completa-se quando se esgota o Reagente Limitante Glossário , aquele que vai limitar a quntidade de produto que se pode obter. Os outros reagentes presentes, que não são limitantes, designam-se por Reagentes em Excesso Glossário e podem ser quantificados através da Percentagem de Excesso.

A Percentagem de Excesso determina-se da seguinte forma:

onde A é a massa existente do reagente em excesso e EN a massa desse mesmo reagente que seria estequiometricamente necessária para converter todo o reagente limitante.

Uma reacção será incompleta se, independentemente dos reagentes estarem, ou não, em quantidades estequiométricas, a reacção progride só até à obtenção de uma dada quantidade de produtos, sem que nenhum dos reagentes (nem mesmo o limitante) se esgote. Neste tipo de reacções atinge-se um equilíbrio dinâmico entre reagentes e produtos da reacção e para a sua representação utiliza-se uma equação química com 2 setas ().

Para quantificar a extensão de uma reacção utilizam-se diferentes parâmetros, como:

No caso em que um dado reagente se pode transformar em diferentes produtos, através de várias equações químicas diferentes, torna-se ainda importante definir um parâmetro que indique a fracção de reagente que origina um dado produto, o que se pode fazer utilizando a

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento