e-escola

Lítio Básico

Publicado em 14/11/2007 

Descrição

O lítio é um elemento químico representado pelo símbolo Li, cujo número atómico é 3.

É um metal alcalino que se encontra sólido à temperatura ambiente, é macio (pode ser cortado com uma faca) e apresenta uma coloração branco-prateada (ver imagem 1 Player).

Embora seja um elemento relativamente raro no Universo, foi gerado imediatamente após o Big-Bang, conjuntamente com os dois elementos que o precedem na tabela periódica, o hidrogénio e o hélio.

É o metal mais leve, cuja densidade é apenas metade da densidade da água em condições normais de pressão e temperatura. O lítio não ocorre livre na Natureza uma vez que é bastante reactivo. Mesmo em compostos não é muito abundante na Natureza, sendo encontrado em pequenas quantidades em quase todas as rochas, em alguns lagos e em águas termais. O lítio parece não ser um elemento essencial no crescimento das plantas nem desempenhar um papel importante na biologia humana. Sendo, no entanto, facilmente absorvido pelas plantas e encontrando-se disperso na natureza, este elemento faz parte da dieta diária do ser humano.

O lítio, como todos os metais alcalinos, reage com o oxigénio para formar o óxido Li2O . Apresenta, no entanto, um comportamento de excepção ao reagir com o azoto da atmosfera formando-se Li3N composto de cor castanho-avermelhada. É também bastante reactivo com água (ver vídeo 3 Player), e quando queimado apresenta uma cor branca muito brilhante. No teste de chama os sais de lítio apresentam uma cor avermelhada (ver imagem 2 Player e vídeo 1 Player).

ScreenShot da Aplicação
Flash Icon
A visualização deste conteúdo requer a instalação do

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento