e-escola

Lítio Básico

Publicado em 14/11/2007 

Reactividade

O lítio não ocorre livre na Natureza uma vez que é bastante reactivo.

À semelhança do sódio, pertencente também ao grupo dos metais alcalinos, a sua reactividade é dominada pela facilidade com que o electrão, da camada de valência (o electrão que se encontra no nível 2s),  é arrancado ao átomo, ou seja, pelo seu baixo potencial de oxidação. Sendo facilmente oxidado é um forte redutor, reagindo mesmo com o azoto do ar, apesar do azoto ser um elemento considerado bastante inerte devido à dificuldade em quebrar a tripla ligação existente entre os seus átomos, formando o nitreto de lítio. Reage igualmente com o oxigénio, originando óxidos, e com a água produzindo hidrogénio.

Esta sua reactividade implica cuidados especiais no seu manuseamento e armazenamento, tendo de ser armazenado numa substância que o proteja do contacto com o ar. Devido à sua baixa densidade, não pode ser guardado dentro de um hidrocarboneto líquido (como é feito com o sódio ou o potássio), uma vez que flutua, sendo, normalmente, revestido por camadas de vaselina que o isolem do meio ambiente. Tendo uma baixa densidade, não pode ser guardado em parafina como o sódio, pois flutua, necessitando assim de ser revestido por camadas de vaselina que o isolem do meio ambiente.

No teste da chama, os sais de lítio apresentam uma cor avermelhada (ver imagem 2 Player e vídeo 1 Player). O lítio metálico, quando em contacto com uma chama, pode adquirir uma cor branca brilhante devido à sua combustão violenta.

Exemplos de reacções
Reacção do lítio com o ar

O lítio metálico é facilmente cortado com uma faca. O resultado do corte é uma superfície prateada brilhante (ver imagem 1 Player e vídeo 2 Player) mas que rapidamente se torna baça, devido à reacção com o ar.

Quando o lítio é queimado ao ar, forma-se o óxido de lítio, Li2O, sendo também produzido algum peróxido de lítio, Li2O2.

  • 4Li(s) + O2(g)→ 2Li2O(s)
  • 2Li(s) + O2(g) → 2Li2O2(s)

O lítio também reage com o azoto, N2, para formar nitreto de lítio:

  • 6Li(s) + N2(g) → 2Li3N(s)
Reacção do lítio com a água

O lítio metálico reage com água formando uma solução incolor de hidróxido de lítio (LiOH) e libertando hidrogénio gasoso (H2) (ver e vídeo 3 Player). A solução resultante é básica porque tem hidróxido dissolvido (ver e vídeo 4 Player).

A reacção é exotérmica, sendo mais lenta que a do sódio (imediatamente abaixo na Tabela Periódica).

2Li(s) + 2H2O → 2LiOH(aq) + H2(g)

Reacção do lítio com halogéneos

O metal lítio reage intensamente com todos os halogéneos para formar halogenetos:

  • 2Li(s) + F2(g) → LiF(s)
  • 2Li(s) + Cl2(g) → LiCl(s)
  • 2Li(s) + Br2(g) → LiBr(s)
  • 2Li(s) + I2(g) → LiI(s)
Reacção do lítio com ácidos

O lítio metálico reage rapidamente com ácidos, oxidando-se a Li+ e reduzindo o ião H+ a hidrogénio (H2)

Ex: 2Li(s) + H2SO4(aq) → 2Li+(aq) + SO42-(aq) + H2(g)

ScreenShot da Aplicação
Flash Icon
A visualização deste conteúdo requer a instalação do

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento