e-escola

Magnésio Básico

Publicado em 19/10/2007 

Descrição

O magnésio corresponde ao elemento da tabela periódica cujo símbolo químico é o Mg e o seu número atómico o 12. Este elemento apresenta um tom prateado no seu estado natural, contudo quando em contacto com o ar tende a oxidar e a ganhar uma tonalidade mais acinzentada (ver imagem 1 Player), devido à formação de uma fina camada de filme de óxido (MgO), que o protege de posterior corrosão.

Este elemento pertence ao grupo dos metais alcalino-terrosos. É vulgarmente utilizado como componente de ligas leves na indústria automóvel e aeroespacial.

Na natureza, este elemento encontra-se na água dos oceanos, em salinas naturais e em rochas como a dolomite, MgCa(CO3)2 ou a magnesite, MgCO3 em plantas fazendo parte da clorofila e existindo também como componente essencial no corpo humano.

O magnésio ao ar, quando em contacto com uma fonte de ignição, entra em combustão originando uma forte chama branca Player. A tentativa de extinção da chama por adição de água é desaconselhável, uma vez que o magnésio reage fortemente com o vapor de água, libertando hidrogénio e aumentando assim a intensidade da chama. O magnésio arde mesmo na ausência de oxigénio, pois reage com o azoto do ar formando nitreto de magnésio, Mg3N2 Para apagar um fogo de magnésio deve recorrer-se a areia.

O magnésio foi usado como combustível na primeira tocha olímpica subaquática, em 2000, nos Jogos Olímpicos de Sidney.

ScreenShot da Aplicação
Flash Icon
A visualização deste conteúdo requer a instalação do

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento