e-escola

Potássio Básico

Publicado em 12/11/2007 

Descrição

O potássio é um elemento químico representado pelo símbolo K, cujo número atómico é 19.

É um metal alcalino que se encontra no estado sólido à temperatura ambiente, sendo este sólido maleável e facilmente cortado com uma faca (ver vídeo 3 Player). Uma superfície limpa de potássio metálico apresenta uma coloração branca prateada (ver imagem 1 Player e vídeo 3 Player). É o segundo menos denso entre os metais, logo a seguir ao lítio.

O potássio é o sétimo metal mais abundante na natureza perfazendo cerca de 2.4% da crosta terrestre; no entanto, dada a sua elevada reactividade, à semelhança dos restantes metais alcalinos, não se encontra livre na Natureza. É encontrado essencialmente na forma de catião, nos oceanos e em diversos minerais.

O potássio é um constituinte essencial para a generalidade dos seres vivos, sendo muito importante para o crescimento das plantas e sendo também um elemento vital para o ser humano.

Oxida-se muito rapidamente ao ar, pelo que é armazenado sob árgon ou dentro de um óleo mineral. Devido à cor violeta que o seu catião apresenta quando em contacto com uma chama, um simples teste de chama é suficiente para verificar a existência de potássio numa amostra (ver imagem 2 Player e vídeo 2 Player).

ScreenShot da Aplicação
Flash Icon
A visualização deste conteúdo requer a instalação do

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento