e-escola

Césio Básico

Publicado em 05/08/2008 

Descrição

O césio é um elemento químico representado pelo símbolo Cs, cujo número atómico é 55. O seu nome vem do termo latino caesius, que significa “céu azul” e constitui uma referência à cor do césio à chama.

Na tabela periódica está localizado no grupo dos metais alcalinos. Juntamente com o gálio e o mercúrio, é um dos poucos metais que se encontra no estado líquido a temperaturas próximas da ambiente (apresenta um ponto de fusão de 28.44 ºC). Entre as principais características a referir, cabe destacar que é um metal muito dúctil, macio e de coloração ouro prateado. Com excepção do frâncio, o césio é o elemento com menor electronegatividade e potencial de ionização, em toda a tabela periódica, sendo, portanto, o mais alcalino.

Enquanto elemento o césio é extremamente reactivo. Por exemplo, reage explosivamente com água fria e mesmo com gelo a temperaturas tão baixas como -116 ºC, dando origem a uma base muito forte, o hidróxido de césio (CsOH).

Este elemento, ainda que não muito abundante, tem algumas aplicações, nomeadamente a utilização do seu isótopo radioactivo (Cs-137) no tratamento do cancro ou em catalisadores para a indústria química.

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento