e-escola

Paládio Básico

Publicado em 28/10/2008 

Aplicações

Apesar de, aquando da sua descoberta, o paládio não ter encontrado grandes aplicações, actualmente tem diversas aplicações e utilidades. Entre as quais se destacam:

  • Nas indústrias, tal como muitos outros metais de transição, é muito utilizado como catalisador, sendo esta a sua principal aplicação. Por exemplo, nos carros os catalisadores com paládioTooltip actuam catalisando a oxidação de hidrocarbonetos não queimados no motor bem como a oxidação do monóxido de carbono e a redução de óxidos de azoto. Dadas as restrições crescentes às emissões dos automóveis, esta tem sido uma área também crescente de aplicação de paládio. Também é usado como catalisador na indústria do petróleo e na produção de ácido nítrico. Devido ao aumento do uso dos catalisadores de paládio, é previsível que no futuro a reciclagem dos catalisadores venha a ter um peso cada vez maior na produção deste metal.
  • A enorme capacidade do elemento na absorção de hidrogénio (o metal absorve cerca de novecentas vezes o seu volume em hidrogénio) torna-o muito importante na purificação do mesmo. Esta capacidade de absorção de hidrogénio faz com que o metal esteja a ser considerado também para aplicações de armazenamento e transporte de H2.
  • Na indústria de material eléctrico é aplicado na cobertura de fios eléctricos que, posteriormente, são usados em sistemas electromecânicos. O paládio é também por vezes usado como parte de condensadores à base de materiais cerâmicos. Estes condensadores são construídos com camadas múltiplas de cerâmica e de paládio.
  • O paládio, juntamente com a prata, a platina, o ouro e o cobre, é aplicado em próteses dentárias.
  • O paládio é também bastante utilizado em joalharia onde a sua liga com ouro é designada por “ouro branco”. À semelhança do ouro, o paládio é facilmente maneado em finos fios e folhas.

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento