e-escola

Vanádio Básico

Publicado em 24/11/2008 

Descrição

O vanádio é um metal de transição, membro do 5º grupo e 4º período da tabela periódica. O seu número atómico é o 23 e o símbolo químico é “V”.

Em condições normais de pressão e temperatura, o vanádio apresenta-se no estado sólido, possuindo uma cor clara e brilhante.

O elemento foi descoberto em 1801 pelo mexicano Andrés Manuel del Rio, muito embora só 30 anos depois a pesquisa feita na Europa tenha dado razão a Del Rio, confirmando a sua descoberta de um novo elemento químico.

O vanádio é obtido principalmente como subproduto da exploração de outros metais ou nos resíduos de queima de alguns petróleos.

Por apresentar elevada resistência à corrosão e por possuir uma baixa densidade, o vanádio é normalmente adicionado a ligas de aço, permitindo a construção de materiais leves e de elevada durabilidade. O vanádio também possui aplicações catalíticas importantes, como por exemplo sob a forma do composto pentóxido de vanádio (V2O5) que catalisa uma reacção importante para o fabrico de ácido sulfúrico.

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento