e-escola

Factores que influenciam a solubilidade Avançado

Publicado em 28/11/2005 

A SolubilidadeGlossário de uma dada substância num solvente pode ser afectada por determinados factores. De entre os mais importante podem destacar-se:

  • a dependência da temperatura,
  • o efeito do ião comum,
  • o pH da solução,
  • os equilíbrios de complexação
Dependência do Kps com a temperatura

Dependendo do tipo de reacções que ocorrem quando da mistura das soluções, o Kps pode aumentar ou diminuir. Assim, podem ocorrer dois casos distintos:

  • Reacção endotérmica – no caso de reacções endotérmicas o Kps aumenta com o aumento da temperatura indicando, também, um aumento da solubilidade.
  • Reacção exotérmica – no caso de reacções exotérmicas o Kps diminui com o aumento da temperatura, diminuindo, também, a solubilidade.
O efeito do ião comum

Se se analisar a equação de equilíbrio de dissociação para, por exemplo, o sulfato de alumínio (indicada abaixo), aplicando o princípio de Le Chatelier, verifica-se que, ao aumentar a concentração de um dos iões, por exemplo o ião sulfato, o equilíbrio se irá deslocar no sentido de formação de sulfato de alumínio sólido, diminuindo, portanto, a solubilidade deste sal. Este efeito é denominado, efeito do ião comum.

Al2(SO4)3(s) 2 Al3+(aq) + 3 SO42-(aq).

Desta forma se justifica o facto de que quando se adiciona sulfato de sódio (Na2SO4) a uma solução saturada de sulfato de alumínio (Al2(SO4)3), aumentando assim a concentração do ião SO42-, uma parte do sulfato de alumínio em solução precipitará.

Influência do pH da solução na solubilidade

Num equilíbrio de dissolução em que entrem iões OH-, tal como o equilíbrio de dissolução do hidróxido de alumínio, por exemplo, o pH da solução irá afecta a solubilidade do sólido.

Ca(OH)2(s) Ca2+(aq) + 2 OH-(aq)

Pelo princípio de Le Chatelier, verifica-se que ao aumentar a concentração de iões OH- (aumentando o pH) na solução, o equilíbrio desloca-se no sentido da formação de Ca(OH)2 sólido, reduzindo, então, a solubilidade deste. Por outro lado, ao aumentar a concentração de iões H+ (diminuindo o pH) vamos reduzir a concentração de iões OH- em solução, pelo que a solubilidade aumenta.

Influência dos equilíbrios de complexação na solubilidade

A solubilidade de um determinado composto depende, também, da sua capacidade para formar Iões ComplexosGlossário .

Por exemplo, se considerarmos o hidróxido de zinco (Zn(OH)2), este, em água pura, apresenta um produto de solubilidade baixo (Kps= 1,9x10-17, a 25ºC). No entanto, se houver um excesso de hidróxido, a solubilidade do hidróxido de zinco é bastante maior, uma vez que há a formação de um ião complexo.

Zn(OH)2(s) Zn2+(aq) + 2OH-(aq) 
        +
   2OH-(aq)
       
[Zn(OH)4]2-(aq)

A constante de equilíbrio associada a um equilíbrio de complexação denomina-se  Constante de FormaçãoGlossário do complexo, sendo designada por Kf.

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento