e-escola

Hidrogénio Básico

Publicado em 28/11/2005 

Aplicações

O hidrogénio é um dos elementos com maior importância no nosso dia a dia. Existem dois átomos de hidrogénio em cada molécula de água e uma boa parte dos átomos que constitutem as moléculas que suportam a vida são de hidrogénio.

O hidrogénio é o elemento mais leve, sendo o núcleo do seu isótopo mais abundante constituído unicamente por um protão. O hidrogénio é o elemento com maior abundância no Universo conhecido e um dos mais abundantes na Terra.

Para além da sua importância no mundo natural, é também de enorme importância industrial e o seu fornecimento é frequentemente um factor limitante na indústria.

Elevadas quantidades de hidrogénio são necessárias em industrias químicas e petrolíferas, nomeadamente no processo “Harber”  para produção de amónia o quinto composto com maior produção industrial.

Além da produção de amónia o hidrogénio é também utilizado na hidrogenação de gorduras e óleos, hidroalquilações, hidrossulfuração, hidrocraking, bem como na produção de metanol entre outras.

O hidrogénio está actualmente a ser testado como fonte de energia "limpa" para utilização em transportes. A reacção do hidrogénio com o oxigénio, para produzir água, realizada em células de combustíveis é uma das formas mais promissoras para gerar energia para automóveis, evitando a libertação de gases com efeito de estufa, ao contrário do que acontece com os motores actuais que utilizam a combustão de hidrocarbonetos de origem fóssil.

Uma outra enorme promessa do hidrogénio ao nível da energia é a fusão nuclear. Este processo, que alimenta a maior parte das estrelas que brilham no firmamento, produz hélio a partir de núcleos de hidrogénio, libertando enormes quantidades de energia. Esta reacção, que já foi utilizada, na sua forma "descontrolada" nas bombas de hidrogénio, se for levada a cabo de uma forma controlada poderá permitir ter uma fonte de energia quase inesgotável.

Outras aplicações relevantes do hidrogénio são:

  • Produção de ácido cloridríco (HCl);
  • Combustível para foguetões;
  • Arrefecimento de rotores em geradores eléctricos em postos de energia, visto que o hidrogénio possui uma elevada condutividade térmica;
  • No estado líquido é utilizado em investigações criogénicas, incluindo estudos de supercondutividade;
  • Como é 14,5 vezes mais leve que o ar e por isso é usado muitas vezes como agente de elevação em balões e zeppelins, embora esta utilização seja reduzida devido ao riscos de trabalhar com grandes quantidades de hidrogénio, que foi bem patente no acidente que destruiu o zeppelin "Hindenburg" em 1937.
  • O deutério, um isótopo do hidrogénio em que o núcleo é constituído por um protão e um neutrão, é utilizado, na forma da chamada "água pesada" em fissão nuclear como moderador de neutrões
  • Compostos de deutério possuem aplicações na química e na biologia em estudos de reacções utilizando o efeito isotópico.

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento