e-escola

Ferro Básico

Publicado em 10/04/2008 

O ferro na Natureza

São mais de 1200 os minerais que contêm ferro, na sua composição, em quantidade superior a 1%. As ocorrências vão desde o ferro metálico, situação muito pouco comum na crusta terrestre, até à presença em quantidades diminutas na estrutura de muitos minerais. Estes minerais podem ser encontrados nos solos, rochas e depósitos minerais. Apesar da abundância são poucos os minérios com elevado teor deste elemento, uma vez que muitos minerais de ferro são extremamente raros ou existem numa forma que dificulta ou impede a sua extracção.

Os principais minérios de ferro são a hematite (Fe2O3) e a magnetite (Fe3O4), seguindo-se a goethite (Fe3+O(OH)) e a siderite (FeCO3). Dos minérios referidos apenas a magnetite se forma em ambiente tipicamente profundo, associado a rochas magmáticas ricas em ferro e magnésio. A hematite e a goethite formam-se em diversos ambientes geológicos superficiais. A siderite ocorre associada a formações geológicas calcárias localizadas ou a fluidos hidrotermais (circulação de águas quentes nos níveis mais superficiais da crusta terrestre).

A pirite (FeS2), conhecida como o “ouro dos tolos” devido ao seu brilho metálico e cor amarelada, pode ser utilizada como fonte de ferro em algumas aplicações, embora não seja adequada para produzir ferro metálico. É um mineral relativamente comum a nível mundial.

As grandes explorações e reservas mineiras de ferro encontram-se maioritariamente associadas aos escudos mais antigos (formados no Pré-Câmbrico), sob a forma de camadas ferríferas bandadas, compostas por hematite e magnetite, em particular na Austrália, China, Brasil, Rússia, Índia, Ucrânia, Casaquistão, Canadá e EUA.

O ferro possui quatro isótopos naturais, não se conhecendo nenhum isótopo radioactivo natural. Por ordem crescente de abundância, os isótopos são o 58Fe (0,3%), o 57Fe (2%), o 54Fe (6%) e o 56Fe (92%).

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento