e-escola

Boro Básico

Publicado em 28/10/2008 

Descrição

O Boro corresponde ao elemento da tabela periódica cujo símbolo químico é B e o seu número atómico é o 5. Pertence ao grupo 13 e ao 2º período da tabela periódica. Este elemento encontra-se, em condições normais de pressão e temperatura, no estado sólido e apresenta um tom castanho-escuro.

É vulgarmente utilizado para o controlo de reactores nucleares, na fabricação de vidros de elevada resistência, nomeadamente o pyrex, e na agricultura como fertilizante por ser essencial para o crescimento das plantas.

Na natureza, este elemento encontra-se frequentemente na forma de boratos, como o bórax – o borato de sódio. No tempo dos Babilónios já se conhecia o bórax, que foi frequentemente utilizado como cosmético. A rainha Isabel I de Inglaterra tinha uma grande colecção de cosméticos com bórax.

Os vegetais têm muito Boro logo, quando os ingerimos, absorvemos este elemento para o nosso organismo.

Só se conseguiu isolar boro puro em 1896, por Moissan, passados oitenta e quatro anos após a sua descoberta por Sir Humphry Davy, Louis-Joseph Gay-Lussac e Louis-Jacques Thenard.

O nome em inglês, Boron, foi escolhido por Sir Humphry Davy pela combinação de borax com carbon (carbono em inglês). O termo borax, por sua vez vem da sua designação Árabe - buraq.

O boro é um elemento intrigante para a física uma vez que é difícil explicar a sua formação no Big Bang.

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento