e-escola

Vanádio Básico

Publicado em 24/11/2008 

O vanádio e a Natureza

O vanádio é um elemento relativamente pouco abundante na natureza e, em particular, na crosta terrestre. No entanto, embora em pequenas quantidades, este elemento encontra-se bastante disperso no planeta, podendo ser detectado em mais de 60 minerais diferentes.

A concentração média do vanádio na crosta terrestre é próxima dos 200 ppm, enquanto que nos solos essa concentração varia de 10 a 500 ppm. A concentração de vanádio no oceano é de 1.5 ppb, enquanto que no ar a concentração varia desde 0.02 nanogramas por metro cúbico, nas zonas longe da acção humana, até 1 micrograma por metro cúbico em zonas povoadas (devido à queima e aquecimento de petróleo - uma das fontes de vanádio).

Presentemente, a quantidade estimada de vanádio existente no planeta Terra ronda os 63 milhões de toneladas.

O vanádio ocorre em alguns minerais, como a vanadinite (um vanadato de chumbo), patronite (sulfureto de vanádio) ou a carnotite (vanadato de potássio e uranilo) mas aparece frequentemente em minérios de outros elementos, de onde é normalmente extraído.

Alguns petróleos contêm, também, quantidades significativas de vanádio, podendo servir como fontes deste elemento. O vanádio contido em petróleos representa um problema para a indústria que o processa uma vez que o elemento constitui um veneno para os catalisadores que processam as cargas petrolíferas para as transformar em combustíveis, sendo este o caso dos catalisadores de “cracking” catalítico. Por este motivo são necessários tratamentos para reduzir o teor de metais nessas cargas.

O vanádio é um elemento que é facilmente transportado pela natureza uma vez que muitos dos seus sais, nomeadamente muitos dos vanadatos, são solúveis em água.

O vanádio possui dois isótopos naturais: O isótopo 51Va (99.8%) não radioactivo e o isótopo 50Va (0.2%) radioactivo, que possui um tempo de meia-vida que ultrapassa os espantosos 1017 anos.

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento