e-escola

Oxigénio Básico

Publicado em 11/11/2009 

Descrição

O oxigénio é um elemento químico representado pelo símbolo O, cujo número atómico é 8. Este elemento pertence ao grupo 16 e período 2 da tabela periódica, encontrando-se gasoso à temperatura e pressão ambiente, sob a forma de moléculas diatómicas, O2.

A descoberta do oxigénio data da segunda metade do século XVIII e tem três protagonistas principais: Joseph Priestley, Karl Wilhelm Scheele, e Antione Lavoisier.

O oxigénio é um dos elementos mais abundantes e importantes na superfície da Terra, existindo tanto na forma elementar, constituindo cerca de 1/5 da atmosfera, como combinado com uma grande variedade de outros elementos. De destacar a combinação do oxigénio com o hidrogénio, formando a água, que cobre uma grande fracção da superfície do planeta.

O O2 é continuamente emitido para a atmosfera durante a fotossíntese das plantas, sendo essencial para a existência de uma grande parte dos seres vivos, que o utilizam para obter energia, através da oxidação de compostos orgânicos, no processo da respiração. Algumas bactérias (as bactérias anaeróbias), não requerem oxigénio para subsistirem.

O oxigénio gasoso é incolor, inodoro e comburente ao passo que, no estado líquido, apresenta uma ligeira coloração azulada. Apesar de ser um elemento essencial à vida na Terra e constituir cerca de um quinto da atmosfera terrestre é de salientar que, a elevadas pressões, é considerado tóxico.

ScreenShot da Aplicação
Flash Icon
A visualização deste conteúdo requer a instalação do

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento