e-escola

Oxigénio Básico

Publicado em 11/11/2009 

Reactividade

O oxigénio é um elemento extremamente reactivo e extremamente oxidante. A sua química pode, regra geral, ser compreendida tendo em conta a sua estrutura electrónica (2s2 2p4), a sua elevada electronegatividade (3.5) e o seu tamanho pequeno.

O oxigénio forma óxidos com quase todos os elementos da tabela periódica à excepção de alguns gases nobres. Além disso, o oxigénio é dos elementos propensos a formar pontes de hidrogénio.

Em condições normais de pressão e temperatura o oxigénio existe na forma de moléculas diatómicas O2, muito reactivas e que facilmente oxidam muitos elementos à temperatura ambiente. Com excepção dos halogéneos e do azoto, todos os não-metais podem arder na presença de oxigénio e, com excepção do ouro e da platina, todos os metais podem, também, arder na presença de oxigénio.

Embora a energia da ligação O-O na molécula de O2 seja relativamente alta (493.4 kJ/mol) as reacções de oxidação de outros elementos são frequentemente exotérmicas e, uma vez fornecida a energia de activação necessária, podem continuar, espontaneamente, dando origem a combustão prolongada ou mesmo explosões. Se não fosse esta reactividade do oxigénio não seria possível fazer funcionar os motores dos automóveis ou aquecer água com um esquentador a gás, onde a exotermicidade das reacções de oxidação de hidrocarbonetos é utilizada para produzir energia mecânica ou térmica.

Para além dos aspectos termodinâmicos em que, como foi dito, muitas reacções de oxidação são fortemente exotérmicas, a reactividade da molécula de oxigénio está ligada ao facto de esta ser um di-radical. Com efeito, a ligação na molécula de oxigénio apresenta dois electrões desemparelhados, facto que foi explicado pela teoria das orbitais moleculares.

Para além de muitos compostos inorgânicos, todos os compostos orgânicos podem reagir directamente com o O2 nas condições apropriadas. Se a combustão de compostos orgânicos, que sejam unicamente constituídos por carbono e hidrogénio, for completa, esta produz vapor de água e dióxido de carbono.

Autor e Créditos

Autor:

 

Para comentar tem de estar registado no portal.

Esqueceu-se da password?

© 2008-2009, Instituto Superior Técnico. Todos os direitos reservados.
  • Feder
  • POS_conhecimento